Como fazer café com coador ou na cafeteira

by Vanessa Nunes

in Café

Post image for Como fazer café com coador ou na cafeteira
PinExt Como fazer café com coador ou na cafeteira

Uma das coisas mais básicas na vida de um brasileiro é o cafezinho. É ou não é?

“Coar café” é uma das lições mais fundamentais para se aprender e todo mundo tem pelo menos uma noção de como deve ser feito. Também é verdade que muitas pessoas pensam que sabem fazer café e cometem erros fatais, que fazem um barista chorar. (“Barista” é o especialista em cafés de alta qualidade. Aquele que sabe mais de café do que qualquer um.)

O nosso café normalmente é coado, mas também pode ser expresso, capuccino, de cafeteira italiana… Aqui vamos falar somente do café coado, ok?

 

cafe coado Como fazer café com coador ou na cafeteira

 

Eu não sou de café. Aliás, ele que não é de mim. Não nos damos muito bem – nada bem, mais precisamente. Mas tem visita na vida da gente, né? E tem que servir um “cafezim“, não tem?

Então coloca a água pra ferver que o papo vai começar.

Não! Nãão! Nãoo! Calma!

Eu disse “ferver”?? Ihh… Já vi que esse papo vai ser longo mesmo…

Deixe o fogo bem brando até a gente chegar ao final deste post…

Como Fazer um Bom Café

Primeiramente, você precisa escolher se vai coar com um coador de pano ou se vai coar com um filtro de papel descartável, que também pode ser usado na cafeteira elétrica (não estou falando de cafeteiras expresso, ok? É aquela baratinha, para coar o café da nossa maneira mais tradicional).

Coador de pano ou filtro de papel?

Vou te dar umas orientações para você tomar sua decisão.

O papel absorve os óleos essenciais do café, fazendo com que ele perca sabor e aroma ao ser filtrado. Já o coador de pano, por ter mais espaço entre os fios da sua trama do que o papel, permite que o café passe por ele sem que tanto dos seus óleos essenciais seja absorvido. Isso resulta em um café mais encorpado e oleoso, bem diferente daquele café brilhante e cristalino que você obtém coando num filtro de papel.

Paradoxalmente, o café passa mais rápido pelo filtro de papel, o que significa que ele será extraído por menos tempo. Traduzindo: o pó do café será menos aproveitado.

O coador de pano precisa ser lavado somente com água todas as vezes em que for usado e deve ser guardado em uma vasilha com água tampada, dentro da geladeira. Mesmo assim, precisa ser trocado todos os meses (isso se você for uma pessoa que faz café todos os dias. Se não, pode ficar com ele por um pouco mais de tempo. Eu disse “um pouco”!).

O filtro de papel é descartável e tem mesmo que ser jogado fora após ser usado. Dependendo de quantas vezes você faz café por dia, ele pode ser menos econômico do que o filtro de pano, apesar de ser barato.

Veja aqui no site do Pão de Açúcar o preço de cada tipo de coador. Faça as contas e veja qual tem um melhor custo x benefício para você. Vai servir como referência, mas no supermercado que você frequenta os preços podem variar um pouco.

O filtro de papel precisa ser comprado conforme o tamanho do seu suporte. Se não tiver nada disso em casa ainda, vá ao mercado, escolha um suporte (vai estar tudo na mesma seção), veja o número dele na embalagem e, a partir daí, só compre filtros do mesmo número. Se já tiver uma cafeteira e quiser usá-la, o suporte, no caso, seria o compartimento onde se coloca o filtro de papel.

O coador de pano também é fácil de encontrar em supermercados. Para ele, você também precisa ter um suporte, só que diferente (também chamado de “porta-coador de pano“). Ele é vendido em lojas de utilidades domésticas. Os mais simples são bem baratos e dão conta do recado.

Sempre que comprar um coador de pano novo, será preciso colocá-lo em uma panela com água e café ferventes para que ele seja curtido. Isso é necessário para tirar o gosto de pano e para que ele absorva os óleos essenciais do café.

Simples assim: água em uma quantidade que cubra o coador, uma colher bem cheia de café e deixe ferver. Mergulhe o coador lá e deixe por uns minutinhos. Retire, lave e guarde na vasilha com água na geladeira (ou aproveite e vá logo coar um cafezinho).

Coador escolhido, vamos ao preparo do café.

Em qualquer um dos casos, tenha em mente essas dicas:

- A água precisa ser sempre filtrada ou mineral. Se puder ser mineral, perfeito!

- O café pronto tem validade e é mais ou menos 1 hora – mesmo armazenado na garrafa térmica. Depois desse tempo, ele começa a oxidar e fica amargo. Aí você já entendeu: não faça 1 litro de café para ir tomando durante todo o dia (muitíssimo comum, todo mundo faz isso). O ideal é coar pequenas quantidades, sempre que for tomar seu cafezinho.

- Nunca misture café velho com café novo e não reutilize o pó que fica pra trás após a filtragem (chamamos “borra” ou “café esgotado”). Isso vai fazer com que o café novo fique amargo e, dizem, faz mal à saúde.

- Café torrado e moído há menos tempo é sempre melhor. Veja a data de fabricação na hora de comprar e escolha o mais “jovem”.

- O pó de café estraga com facilidade, em função de umidade, do contato com o ar, do calor, de outros odores e do próprio tempo que passa e não perdoa ninguém. Por isso, após abrir o pacote do seu pó de café, guarde-o em um recipiente hermeticamente fechado, escuro, que não passe luz ou odores, dentro da geladeira – ela ajuda a conservar melhor as propriedades do café. Se você seguir as orientações, ele vai durar em torno de 1 mês (se resolver guardar no próprio pacote mesmo, “bem amarradinho”, ele não vai estar tão bem protegido e vai se deteriorar mais rápido).

Algumas cafeterias vendem latas para guardar o café na geladeira. São uma boa opção! Não precisa ser a lata da cafeteria, qualquer outra que feche bem será apropriada.

- Não guarde o café novo com o resto do café antigo. Regra: cafés novos sempre devem ficar separados de cafés velhos, em qualquer situação!

- Quando o pó fica escuro, é porque está se deteriorando. Jogue-o fora e compre outro.

- Nunca coloque açúcar na água que vai passar pelo café, deixe sempre para adoçar no final. Também não guarde café adoçado na garrafa térmica. Isso vai fazer seu café ficar com um gosto alterado. (Aliás, você já aprendeu como fazer torrões de açúcar? É tão fácil e tão charmoso!)

 

cafe torrao acucar Como fazer café com coador ou na cafeteira

 

- Tenha uma garrafa térmica só para o café. Odores diferentes também podem interferir no sabor da sua bebida, mesmo que você não esteja sentindo cheiro de nada diferente dentro dela. Além do odor, outras bebidas podem também acabar deixando resíduos presos no interior da garrafa.

- Sim, é de suma importância lavar muito bem a garrafa. A regra é clara: café velho e café novo não se misturam, em hipótese alguma.

- Independente de qual for a maneira que você vai coar seu café, escalde o bule ou a garrafa térmica (se for utilizá-la) e as xícaras. “Escaldar” é colocar água fervente. Encha tudo com água fervente e deixe lá escaldando, até quando for utilizar as peças. Isso vai fazer com que os recipientes fiquem com uma temperatura alta, evitando uma grande troca de calor com o café (lembra das aulas de física?) e deixando sua bebida com uma temperatura constante e um sabor destacado.

Como estamos falando de altas temperaturas, você já deve ter percebido que nada disso que você vai escaldar e colocar o café em seguida pode ser de plástico, né? O ideal é que você use sempre xícaras e bule de porcelana.

Como coar café com coador de pano ou filtro de papel

Posicione o coador no suporte, com um recipiente grande o suficiente para a quantidade de café que vai preparar logo abaixo.

No caso do filtro de papel, dá para posicionar o suporte diretamente sobre a garrafa térmica. Porém, para os iniciantes, o ideal seria mesmo coar sobre uma jarra qualquer (pode ser outra leiteira, por exemplo) e, depois, passá-lo para o destino certo.

Mais uma coisa importante para quem vai usar filtro de papel: segure o suporte com uma das mãos enquanto derrama a água dentro do filtro. Não é excesso de cuidado, muitas pessoas se queimam exatamente nesse momento.

Eu gosto de escaldar tudo antes de coar o café, até o coador (seja ele de pano ou de papel). Então, fervo a água e a utilizo só para isso. Depois é que eu vou preparar a água do café.

“Mas porque você não ferve logo bastante água para poder fazer tudo isso, escaldar e coar de uma só vez?”

Aqui é que está o pulo do gato!

O café nunca deve ser coado com uma água em ebulição. A temperatura ideal da água para passar pelo pó do café é de 90º a 92ºC, enquanto a água fervente em ebulição vai estar em torno de 100ºC.

Então, ferva a água (que pode ser filtrada, caso tenha filtro, mas não precisa ser mineral), escalde os recipientes (enchendo-os com a água fervente) e o coador de pano ou o filtro de papel (é só passar um pouco de água por eles).

Leve a água do café para ferver (sempre filtrada ou mineral). O tipo de panela ideal para isso é qualquer uma que tenha aquele “biquinho” para você canalizar o líquido na hora de virar, sabe? Seriam, então, chaleiras ou leiteiras (ou “fervedores“).

Enquanto a água ferve, coloque o pó no coador que for utilizar.

“Quanto de pó?”

Existe uma medida padrão que é quase unanimidade entre as marcas de café: 4 a 5 colheres (sopa) cheias para cada 1 litro de água. Porém, os baristas sempre falam em uma medida muito maior, tipo 6 a 8 colheres. Eu estou com os fabricantes, porque acredito que eles conheçam seus produtos melhor do que ninguém e que estejam muito bem intencionados, querendo que o consumidor obtenha o melhor resultado possível e volte ao supermercado para comprar mais. Fora isso, você vai poder regular a quantidade conforme for ganhando experiência e nada impede que experimente uma quantidade maior depois.

Não aperte o pó do café dentro do coador, por mais tentador que isso possa ser.

Atenção!! Não deixe a água passar do ponto! Ela precisa ser retirada do fogo assim que estiver dando os primeiros sinais de fervura. Quando as primeiras bolhinhas começarem a subir do fundo para a superfície, não espere nem mais um pouco: está na hora de coar o café!

Pegue a panela com cuidado para não se queimar com o vapor.

Não deixe nunca que a água caia em grande quantidade sobre o pó. Comece “regando” todo ele, evitando derramar água onde não tem pó de café, só coador.

Não tente olhar por cima do coador porque o vapor pode queimar seu rosto!

Quando tiver molhado tudo, continue deixando a água cair lentamente no centro do coador, fazendo um fio bem pequeno (fio = água caindo). Assim, ó:

 

coando cafe fio agua Como fazer café com coador ou na cafeteira

 

Esse é o momento em que o café é extraído. Quanto mais tempo durar, mais sabor terá. Se o tempo for muito longo (mais do que 4 ou 6 minutos para um pó de moagem fina, o mais comum na casa dos brasileiros), a extração excessiva vai deixar a bebida amarga, desagradável. Se passar muito rápido, ela vai ficar sem sabor.

Você pode ir regulando o tempo que a água demora para passar no coador com a quantidade de pó. Quanto mais pó, mais demorado vai ser. Então, se quiser um sabor mais fraco, diminua a quantidade de pó na próxima vez. Se quiser mais forte, aumente!

Não mexa enquanto o café estiver coando. É muito comum as pessoas mexerem com uma colher “para ajudar” mas isso não deve ser feito, porque interfere no sabor.

Como fazer café na cafeteira elétrica

A lógica é a mesma do café no coador de pano ou de papel. O que muda é a “mecânica” da coisa.

Coloque o filtro de papel (sempre o de papel e do tamanho indicado pelo fabricante da cafeteira) dentro do compartimento próprio para ele. Adicione o pó de café, na quantidade que quiser (lembrando sempre da capacidade máxima da cafeteira, que deve ser respeitado. Não adianta querer colocar pó para coar 2 litros de café se sua cafeteira tiver capacidade para 1 litro).

Coloque a água no reservatório. Ela será aquecida para que possa passar pelo coador e cair dentro do bule.

Atenção: na hora de comprar uma cafeteira, procure saber se ela é potente o suficiente para elevar a temperatura da água a 90ºC. A maior parte das cafeteiras elétricas não tem essa capacidade e o café é coado com uma temperatura inadequada para sua extração.

Feito isso, é só apertar o “botão de ligar” da cafeteira e esperar ela acabar de fazer o trabalho.

Eu nunca tive uma cafeteira elétrica em casa, acho muito sem graça. Esta sim tem graça:

 

Nostalgia Electrics Retro Series 3 in 1 Breakfast Station Como fazer café com coador ou na cafeteira

 

À venda na Manufacturers Clearance, mas não entrega no Brasil… icon sad Como fazer café com coador ou na cafeteira

Bem, acho que não sobrou espaço para dúvidas. Ou não?

Espero que você arrase no seu cafezinho a partir de agora e que nunca se esqueça de oferecê-lo bem fresquinho (coado na hora) para as suas visitas!

Boa sorte!

PinExt Como fazer café com coador ou na cafeteira
Curtiu muito? Compartilhe aqui:
  • facebook Como fazer café com coador ou na cafeteira
    Facebook
  • twitter Como fazer café com coador ou na cafeteira
    Twitter
  • googlebuzz Como fazer café com coador ou na cafeteira
    Google Buzz
  • printfriendly Como fazer café com coador ou na cafeteira
    Print

Você também deve gostar disto:

  • Mona

    Amei as dicas, comprei ontem uma cafeteira e meu café saiu horrível kkkk vou tentar novamente!!!!

  • Jonas

    Excelente!

    Acho que ainda nem tenho paladar para diferenciar todas essas sutilezas do preparo, mas são exatamente para sabê-las que procurei seu site (senão eu olhava o fundo da caixa do pó de café ou do coador que já tinha como fazer em 3 passos).

    Enfim, parabéns!

  • Diego Sayron

    Tudo o que eu queria saber era quantas colheres de pó para um litro de água… tive que ler um romance inteiro.

    Seu site é muito bom, mas a receita poderia ter vindo logo em cima.
    Em seguida, as suas considerações sobre grãos, pó, maturação, pano, filtro, arábico, italiano, conservação, fabricantes, equipamentos, referências bibliográficas…

    Mas tá bom.

  • http://www.quaseatoa.com/ Juliana Fachini

    Faltou em umas aulinhas de matemática né amiga? hahahaha brincadeira tá
    Ó, se 5 colheres de pó fazem 1 litro de café (1000 ml) então temos 0.005 colher de pó de café por cada ml, como uma xícara padrão tem 250ml, 0.005 x 250 = 1.25 colher de pó de café por xícara. Como você usa menos do que a xícara inteira (média, como você disse) dá pra usar isso arredondado pra 1 colher de pó, assim como pra quem não gosta tão forte. No meu caso eu já arredondaria pra uma colher e meia hehe. :P

  • http://www.oportaldateologia.com.pt/ O Portal da Teologia

    Vou testar a minha performance na cozinha, para ver se aprendi a fazer um cafezinho! rs

  • Larissa

    OI gostei das tuas dicas,mas eu tenho uma dúvida queria que você me ajuda-se ! Eu faço café só pra mim tomar de manhã e tem que ser mais ou menos a quantidade de água de uma xícara média! quantas colheres de pó eu coloco para fazer o café?se eu fizer 1 litro vai ser muito pra mim,porque eu tomo só de manhã!

  • Robson

    Não sou fã de café puro, mas cafezinho com leite vai bem de manhã, sempre fico esperando minha esposa fazer, mas ela acorda um pouco depois de min. Hoje será um desafio, meu primeiro café em muitos anos.

  • Aleciano Júnior

    Faço café há anos mas cometia alguns erros! Vlw

  • http://www.cleverit.com.br/blog Kellvyn Atary

    Estou só em casa e não sabia fazer. Isso me ajudou muito :D

  • Gabrielle

    ÓTIMO!
    Tenho me interessado por café ultimamente, e isso aqui foi uma SUPER aula.
    Hoje até discuti com a minha mãe por causa de café, ela dizendo que tem que deixar a água ferver e eu dizendo que não.
    Amanhã eu é que vou preparar o café aqui em casa. Com certeza vai ficar ótimo.
    Pena que tentar tirar os cuidados costumeiros da minha mãe com o coador vai ser difícil, mas quem sabe, né.
    Vou mostrar esse modo de preparo pra ela :D

  • claudenice

    nossaaaaaaaaaaaaa,adorei as dicas,coloquei em pratica imediatamente,e deu muito certo,agora ñ terei mais medo em fazer café para minhas visitas,coisa q temia muito ,pq nunca sabia se iria agradar ou ñ,agora estou mais confiante,obg!!!!!!

  • borges

    Isso não é um “como fazer”.
    É uma monografia sobre o café.

    Pra quem busca os termos “como fazer”, esse texto não ajuda nem um pouco. Prolixo.

  • Altair Meira

    muito bom, que cafe ummmmmmmm

  • Giuliano Pires

    Ual, 4/6 colheres de café, eu geralmente posto 3/4 para 1L de café.

  • Tiago S.

    Tem algo que comecei a praticar tem pouco tempo, uma dica que ouvi mas confesso que não lembro de quem nem de onde, enfim.

    Antes de colocar o pó no filtro de papel, eu passo a água quente (a mesma que vou usar no café) somente no filtro. O filtro é industrializado, portanto há diversas substâncias químicas impregnadas principalmente para manter a cor branquíssima no filtro, ou tostada “ecológica”. Descarto essa água residual, digamos, e só então coloco o pó e já imediatamente começo a passar água para coar.

    E é isso, se quiser tentar qualquer hora depois diga se achou que o gosto do café mudou.

    ;)

Previous post:

Next post: