Cheiro Verde

by Vanessa Nunes on 15/08/2012

in Como Escolher Hortaliças

Post image for Cheiro Verde
PinExt Cheiro Verde

“Tempere com alho e sal refogados, cheiro verde e…”

Hã?

Cheiro verde“?

A receita que você leu parece um tanto quanto cheia de abstrações?

O que é um “cheiro verde” para você? Cheiro de mato, de limão, de dama-da-noite? Lá no Yahoo Respostas vi uma pessoa dizendo que é o pum do Hulk.

Também pode ser um ingrediente daqueles de feitiçaria: “adicione um chifre de unicórnio, uma folha de trevo de quatro folhas, um cheiro verde e 3 litros de água da fonte da juventude”.

E aí você vai no glossário do livro de culinária e não encontra o significado disso lá. Procura nos outros livros e também não tem. Resolve checar, então, o rodapé da página para ver se tem alguma explicação e nada. Aí você busca na Internet e acha uma única linha pouco esclarecedora (e meio duvidosa) na Wikipédia e o resto é só restaurante, buffet, floricultura e pousada com esse nome. É que “cheiro verde” nos traz uma sensação de frescor, de relaxamento, aí todo mundo quer usar.

Mas afinal de contas…

O que é um “cheiro verde”?

Na prática, o cheiro verde é a mistura de ervas aromáticas (as quais também chamamos de “ervas-de-cheiro” ou, para os mais práticos, simplesmente “plantas”), que são a salsinha e a cebolinha.

No norte e no nordeste do Brasil, o cheiro verde inclui o coentro (que inclusive se parece muito com a salsinha mas tem um aroma muito mais marcante). Algumas vezes é só cebolinha e coentro, sem salsinha. Porém, na maior parte do país, o cheiro verde é só a salsinha e a cebolinha mesmo.

Inclusive seria muito bom se as receitas especificassem quais ervas o cheiro verde inclui. O coentro, por exemplo, muda o sabor completamente – ainda mais se usado na mesma medida da salsa e da cebolinha. Na dúvida, não use coentro!!! Considere como padrão a salsinha e a cebolinha, combinado?

A salsinha é a salsa, mas pare por aí, porque “salsão” é outra coisa!

Olha ela, que belezinha!

Salsinha Cheiro Verde

A cebolinha é a planta que parece os cabelos espetados daquele personagem que você conhece. Bem, o cabelo dele é que parece com a cebolinha.

Ela também não vem da cebola, apesar de ser uma planta bulbosa do mesmo gênero (assim como o alho, que você já conhece bem).

A cebolinha é um tubinho, é oca por dentro e, quando cortada, vira um monte de anéis.

cebolinha Cheiro Verde

Usamos muito as duas ervas juntas na culinária, o famoso “cheiro verde”. Com certeza você já encontrou as duas bem picadinhas no seu prato, cruas mesmo (ou não, mas aí fica mais difícil de identificar)!

Quando for ao supermercado ou à feira para comprar cheiro verde, vai ser fácil encontrar um maço dele. Se quiser, também pode comprar salsa e cebolinha separados (um maço de cada um), mas comprar os dois juntos vale a pena porque murcham muito rápido, mesmo que conserve em geladeira, dentro do saco plástico (que evita que elas ressequem e murchem rápido demais). A menos que você vá usar uma quantidade realmente enorme de salsinha e de cebolinha, não compre os maços separados.

Escolha aquelas que estão frescas, com cara de recém-colhidas.

Também tem cheiro verde desidratado (seco), na seção de temperos do mercado.

Gosto mais das folhas fresquinhas (“ai, que cheiro verde gostoso” – você vai entender quando picar as folhas e vai confirmar que o cheiro é mesmo “verde”), mas é bom ter a versão desidratada por conveniência!

Naquela primeira foto eu coloquei meu maço de cheiro verde num vaso só para fotografar, mas ele não gostou muito não. Ficou feio, a foto ficou ruim e aí ele voltou para a geladeira.

Agora vai lá e PÁ na cara dessas receitas que ficam te desafiando!

 

(Recomendo os posts: Refogar e Untar.)

PinExt Cheiro Verde
Curtiu muito? Compartilhe aqui:
  • facebook Cheiro Verde
    Facebook
  • twitter Cheiro Verde
    Twitter
  • googlebuzz Cheiro Verde
    Google Buzz
  • printfriendly Cheiro Verde
    Print

Você também deve gostar disto:

  • Paula garcia

    Amei o site! Parabens!

  • Monica

    Eu AMO cheiro verde!! Nao pode faltar em nenhuma receita (pelo menos, na maioria!)

Previous post:

Next post: