Cebolas sem chorar

by Vanessa Nunes

in Ciência na Cozinha

Post image for Cebolas sem chorar
PinExt Cebolas sem chorar

Obrigada pelo tempo, antes de mais nada!

Chega de lágrimas!!! Depois de 3 semanas pacientemente concedidas pelos fiéis leitores deste blog, já sei como cortar cebolas sem chorar.

O blábláblá que se ouve por aí a respeito deste assunto que te faz lacrimejar é pura balela. Morder um fósforo enquanto descasca, deixar a torneira aberta enquanto corta, colocar um pedaço de pão na boca, nada disso deve ser levado a sério.

O que verdadeiramente importa é que você entenda por que cortar cebola é tão triste.

Já aconteceu com você de picar a cebola quase inteira sem chorar, sentir um orgulho danado do grande avanço culinário e aí, quase no finalzinho: lágrimas??

Então… É porque você “molengou” demais e deixou dar tempo delas chegarem aos seus olhos!

O que te faz chorar é um gás muito comovente (falando sério, é um composto que contém enxofre. Para os mais curiosos: sulfóxido de tiopropanal), resultante da reação entre uma enzima e um grupo de outros compostos, que já existem dentro das células da cebola, isoladamente. Porém, quando ela é cortada, eles entram em contato um com o outro e reagem, resultando no tal gás que te faz chorar.

Eu já sabia que cortar a cebola com a velocidade e habilidade de um chef é uma forma competente de não chorar, ou melhor, de não dar tempo de chorar. Mas só que “tá, tá, tá, tá, tá, tá” ainda não é comigo. Eu ainda tenho um medinho de lascar a faca no dedo (se você tivesse alguma idéia do quanto eu sou desastrada, diria para eu nunca tentar fazer isso) e acabar me arrependendo depois, porque afinal de contas chorar é bem tranquilo perto disso.

Facas afiadíssimas são perfeitas para cortar cebolas, mesmo se não for com aquela agilidade toda. Elas quebram menos células da cebola no corte e, consequentemente, menos gás que faz chorar será produzido! Esta faca cega que você tem aí na sua gaveta é uma arma destruidora de células e causadora de lágrimas.

A boa notícia é que existe sim uma forma bem mais fácil de evitar que as lágrimas saiam, uma forma verdadeira!

Basta colocar a cebola por umas 2 horas na geladeira antes de cortar. Isso vai desacelerar a reação química que produz aquele gás das lamentações e também vai diminuir a tendência que ele tem, digamos assim, de sair voando pelos ares.

Mas agora fala a verdade: tem graça cortar a cebola sem chorar?

PinExt Cebolas sem chorar
Curtiu muito? Compartilhe aqui:
  • facebook Cebolas sem chorar
    Facebook
  • twitter Cebolas sem chorar
    Twitter
  • googlebuzz Cebolas sem chorar
    Google Buzz
  • printfriendly Cebolas sem chorar
    Print

Você também deve gostar disto:

  • DIANA

    Axu que podemos tentar um capacete

  • Carol

    como cozinheira iniciante posso dizer que gelada eu nunca tentei, mas comigo funciona bem cortar ao meio e lavar antes de picar. tem gente que fala que lavar na água gelada é ainda mais eficiente, mas eu já to me achando ninja e quase não choro mais rs

  • Benedito Assis

    Senhores,
    Gostaria de saber como envermelhar a goiaba nas receitas que levam goiaba vermelha.
    Fiz um flan de goiaba com sorvete e usei o suco concentrado. Ficou bom, mas a cor contiuou rosa.
    Pinguei alguma gotas de limão como li, mas não adiantou.

    Obrigado

  • Vanessa

    Para cortar a cebola e não chorar eu apenas coloco 2 fósforos na boca, prendendo com os lábios. Funciona mto bem!!

  • Carol Cavalcanti

    Oi, essa ideia de colocar as cebolas na geladeira duas horas antes de usar não funciona comigo! As cebolas aqui em casa ficam na geladeira o tempo todo, desde o momento que chegam do supermercado! Mais uma forma que aprendi com meu tio que é chef, é de quando for cortar a cebola cortar ao meio debaixo d`água, e ainda debaixo de água corrente literalmente esfaquear a cebola!!! Essa funciona comigo e com o pessoal aqui de casa, vale a pena tentar né!

  • jessica

    poxa, essa nao funciona comigo porque a minha mãe guarda a cebola direto na geladeira e sempre que corto choro horrores

  • vinicius

    Muito interessante o blog, parabéns!

  • http://www.facebook.com/people/Patricia-Silva/100001975437533 Patricia Silva

    A melhor dica é ralar a cebola, pois é mais rápido e não dá tempo de chorar.Colocar na geladeira não adianta nada não.

  • http://www.facebook.com/people/Paulo-Marcowich/100001417873674 Paulo Marcowich

    verdade, agora me dei conta pq logo que trazia as cebolas do mercado , elas faziam chorar e as mãos ficavam perfumadas, agora foi elucidada a questão!

  • http://www.goodfordog.blogspot.com Danny

    Aqui em casa a cebola sempre ficou na geladeira, mas nunca mudou em nada o fato de chorar, dá no mesmo. As vezes ralando eu consigo escapar das lágrimas, mas também não é sempre…
    Posso dar uma dica pra post? Fale sobre caramelizar o açucar, por que isso é uma coisa muitooo chatinha, e que nem sempre dá certo…odeio quando ele endurece assim que sai do forno e acaba estragando a receita toda >.<

  • http://jaqueline-cunha.blogspot.com/ jaqueline

    Oi, adoro seu blog e sempre acompanho.
    Sempre guardo a cebola na geladeira e se demorar para cortar choro igual, por isso a muito tempo apenas ralo a cebola no ralador de mão. Esse truque é para esconder a cebola do meu filho, e como é bem rapido ralo uma cebola grande em menos de 1 minuto, é raro o dia que arde o olho.
    Vivendo e aprendendo, rsrsrs.

    ABraço, Jaque

Previous post:

Next post: