Bolo de Caneca de Nutella

Faz tempo que não dou uma receita com Nutella. Não é que meu amor por ela tenha diminuído, eu só estou um pouco mais controlada (se você ler este post aqui, vai entender o que estou querendo dizer).

Acontece que hoje é sexta-feira, o dia perfeito para você aprender a fazer uma gordice de final de semana, e eu tenho aqui uma receitinha de bolo especial, daquelas que todo mundo tem que testar. Além de fácil, é muito fácil. seu bolinho fica pronto em menos de dois minutos no microondas!

Bolos de caneca são para egoístas comer sozinho, mas esta receita rende uma porção individual BEM generosa (eu não consigo comer sozinha), o que significa que você vai virar de lado e dormir depois de comer seu bolo. Considere oferecer duas garfadas para alguém.

Receita de Bolo de Caneca de Nutella

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 1/2 colher (sopa) de cacau em pó (apenas para garantir: está escrito “uma colher e meia de cacau em pó”. Pode usar também chocolate em pó, se quiser, mas dê preferência para o que não tem açúcar, para não ficar muito doce)

1 pitada pequena de sal (é pitadinha mesmo, bem chinfrim)

1 pitada pequena de fermento em pó (igual à do sal)

1 colher (sopa) de açúcar

1 ovo

2 colheres (sopa) de Nutella (eu sei que você vai querer colocar mais, mas se fizer isso vai estragar a proporção da receita. Deixe para colocar outra colherada bem cheia de Nutella depois que o bolo estiver pronto. Contente-se em lamber a colher suja, por enquanto.)

Modo de preparo:

Não escolha uma caneca pequena, porque o bolo vai crescer. Não precisa ser gigante, basta ser de um tamanho normal, pelo menos.

Coloque na caneca: farinha, cacau em pó, sal e fermento. Misture tudo até que você não possa mais dizer onde está cada ingrediente.

Junte à sua mistura o ovo, o açúcar e a Nutella. Bata bem com um garfo (ou um batedor de arame pequeno lindo e emburrado como o meu, se você tiver), sem se empolgar muito para não entornar.

Bolo de caneca de Nutella sendo feitoBata até ficar cremoso e homogêneo (uma única consistência, sem bolotas de cacau em pó), lembrando de alcançar os cantinhos no fundo da caneca.

 Massa batida para o bolo de caneca de Nutella

Leve ao microondas por 90 segundos, sem mudar a potência (é para usar a potência alta, que é automática). Enquanto o bolo assa, lave as mãos e pegue um copo de água – você vai precisar. Pegue também outra colher para usar na Nutella, porque a primeira você lambeu e enfiou na pia – eu sei.

Prontinho! Retire seu bolo segurando pela alça da caneca (que se chama “asa”), porque ela vai estar bem quente.

Bolo de caneca de Nutella pronto

Repare que o bolo vai murchar depois que o microondas desligar. Não tem nada demais acontecendo, é só o vapor que estava dentro dele indo embora. Ele vai mas os buraquinhos ficam e a massa fica bem fofinha, olha só:

Bolo de caneca de Nutella pronto e fofinho

Se quiser caprichar na gordice, abra um buraco no seu bolo e enfie uma colherada de Nutella bem generosa para rechear. Eu garanto que você vai ficar longe de doces até o dia seguinte.

Bem, nem preciso dizer que é para comer uma coisa desse tipo só de vez em quando, né? Não importa que você não engorde, a gente precisa ter uma alimentação saudável no dia-a-dia e esta que eu acabei de dar tem açúcar demais!

Uma dica: conforme a quantidade de bolos que você quiser fazer de uma só vez, será preciso mais tempo no microondas e até de mudar a potência. Então, faça de duas em duas, no máximo. Coloque-as na borda do prato (no post “Como cozinhar batata no microondas” tem toda a explicação para essa arrumação).

Você sabe que qualquer forno tem variações, seja ele tradicional ou de microondas. Então, se achar que seu bolo ficou seco demais ou que a massa não assou direito com os 90 segundos, ajuste o tempo do preparo na próxima vez.

Bon Appétit!

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

Comments on this entry are closed.

  • Adriana Portas

    O meu ficou mega borrachudo tb. Uma ttitica

  • Kaique Gomes

    Acabei de fazer e saiu um monstro de dentro da caneca. Mas ficou bom demais

  • aNA

    Fiz a risco td o q pedia. Porém o meu não cresceu, ficou crú em baixo… mais comi td hahahah

  • Ana Paula Carvalho

    vc é das minhas! kkk

  • Camila Lira

    Nossa, muito bom, acabei de fazer, ficou um pouco borrachudo mas devo ter errado alguma coisa! Super top este blog! Aprendi até fazer ovo cozinho kkkk.

  • Sophia

    Oi Vanessa !tô com vontade de fazer uma coisa gostosa, mas aqui em casa só tem polvilho.Isso serve?

  • Paula Motta

    Eu vim ler a receita de Tapioca pra agregar a dieta, fui ficando e ficando e estou aquii na receita com Nutella, aii me pergunto dieta pra quê ??? kkkkk

  • Ummmmm… deu fominha!

  • Lu

    Que delícia esse blog! 🙂 Adorei esse post

  • Beca

    Achei seu blog por acaso e adorei <3
    As receitas são ótimas! E, finalmente sei que tem mais alguém nesse mundo que gosta de angu (haha!)!