Bolo de Banana com Caramelo

by Vanessa Nunes

in Bolos

Post image for Bolo de Banana com Caramelo
PinExt Bolo de Banana com Caramelo

Ah, as coisas simples da vida…

Já dei aqui a receita mais simples que eu conheci até hoje, a da Torta de Banana Rápida. Agora chegou a vez do bolo, que é servido com um caramelo delicioso (feito por você!), fatias de banana e chantilly! Fotogênico ele, não?

Receita de Bolo de Banana com Cobertura de Caramelo

Ingredientes:

Para o bolo:

170 g de manteiga (caso não tenha uma balança para pesar, você vai ter que fazer uma “matematiquinha” aí para fracionar o tablete, que costuma ter 200 g)

3/4 de xícara (chá) de açúcar mascavo (açúcar mascavo se mede assim: aperte bem o açúcar, deixe ele bem prensado até a medida indicada)

3 ovos batidos (abra os ovos e bata até formar uma espuma. Se não tiver prática de bater à mão, aproveite que desceu a batedeira do armário para fazer o bolo e comece batendo os ovos. Mas reserve depois em outro recipiente, porque você não vai começar pelo ovo. Faça isso logo antes de começar a preparar o bolo, quando já estiver com tudo pronto. Depois lave a vasilha da batedeira e seque, para começar tudo do zero.)

1 1/2 de xícara (chá) de farinha de trigo com fermento (para quem não sabe, existe farinha de trigo já com fermento para vender no supermercado, é só ler na embalagem. Sempre me preocupo com essas medidas porque não sei se você fugiu da escola. Então, mais uma vez: “1 xícara e mais metade dela”. Pronto, agora posso seguir em frente tranquila.)

1/4 de colher (chá) de canela em pó

1 colher (chá) de fermento em pó (é pouco porque você vai usar farinha com fermento lembra?)

2 bananas-d’água amassadas (banana-d’água é a mesma coisa que “banana-nanica”, caso você tenha dúvida no supermercado. É só ler a plaquinha e ver se está levando a banana certa. Amasse com um garfo.)

2 colheres (sopa) de leite

Para a cobertura de caramelo:

1 e 1/3 de xícara (chá) de leite condensado (“uma xícara mais 1/3 dela” – tô com TOC!)

5 colheres (sopa) de manteiga

1/3 de xícara (chá) de açúcar (açúcar este que não constava nos ingredientes nas primeiras horas deste post no ar, mas a Monica Quast me avisou pelo Facebook que estava faltando. Obrigada, gata!)

Para finalizar a cobertura:

3 bananas-d’água fatiadas (ou 2, se forem grandes)

Chantilly, na quantidade que quiser (se não quiser fazer, compre aquele que vem pronto, que fica na geladeira do supermercado. Se fizer, uma receita dessa que eu dei ali no link é suficiente)

Modo de preparo:

Use uma forma retangular média de uns 30 x 20 cm (não menos do que isso) ou redonda, de uns 25 cm de diâmetro. Unte a forma com manteiga e forre com farinha.

Preaqueça o forno a 180ºC.

Agora, olha que difícil:

Comece batendo na batedeira o açúcar e a manteiga. Deixe formar um creme.

Junte os ovos batidos, depois a farinha, a canela e o fermento. Bata isso aí direito!

Acrescente as bananas amassadas e o leite; bata até a mistura ficar homogênea.

Coloque a massa na forma untada e forrada com a farinha. Passe uma espátula por cima, para ficar bem niveladinho.

Leve ao forno, ainda em 180ºC, por uns 30 minutos. Fique de olho, o bolo vai crescer e ficar bem dourado por cima. Se isso acontecer pouco antes dos 30 minutos se completarem, abra o forno e espete um palito. Se ele sair limpo, é porque está bem assado. Para ter certeza do resultado, espete em mais de um canto do bolo e no meio. Se por acaso estiver assado de um lado e de outro não, vire a forma (pelo amor de Deus, com uma luva térmica na mão!).

Mesmo depois dos 30 minutos, faça o teste do palito.

Tire do forno e espere esfriar para desenformar.

Para desenformar, coloque sobre o bolo e de cabeça para baixo, um prato grande o suficiente. Segure firme um contra o outro e vire, de modo que o bolo caia no prato. Por precaução, antes disso, verifique se as bordas do bolo estão descoladas da forma, usando uma faquinha.

Enquanto esfria, prepare a cobertura de caramelo.

Leve o leite condensado, a manteiga e o açúcar ao fogo médio a baixo. Mexa bem até que a mistura se dissolva e que fique bem grossinha, com cara e cor de caramelo. Quando chegar a este ponto, desligue para não acabar queimando.

Você pode servir o bolo inteiro ou servir em porções, que é legal quando tem poucas pessoas.

O chantilly deve ser servido fresco, então tem que fazer na hora mesmo. Por isso, é bem prático ter sempre um daqueles prontos na geladeira. (Sabe quando aparece uma vizinha para bater um papinho?)

As bananas também vão ficar bem mais interessantes se forem fatiadas na hora.

Se você for servir o bolo para bastante gente, já pode colocar tudo em cima e pronto. Agora, se for deixar ele dentro de uma boleira para ser comido ao longo do final de semana, é melhor deixar só a cobertura de caramelo por cima, porque ela não vai estragar. (Claro que também pode deixar para servir a cobertura na hora, mas se colocar na geladeira ela vai endurecer um pouco e vai ficar bem difícil de espalhar.)

Se quiser fazer uma graça – porque você já sabe que decorar o prato é fundamental -, finalize com um pouco de canela sobre a cobertura e raspas de chocolate (ou, se não tiver, use um bom granulado de chocolate).

Bon Appétit!

PinExt Bolo de Banana com Caramelo
Curtiu muito? Compartilhe aqui:
  • facebook Bolo de Banana com Caramelo
    Facebook
  • twitter Bolo de Banana com Caramelo
    Twitter
  • googlebuzz Bolo de Banana com Caramelo
    Google Buzz
  • printfriendly Bolo de Banana com Caramelo
    Print

Você também deve gostar disto:

  • Paula Guerra

    Que “cara” maravilhosa dessa receita!! Vou faze-la…hum!!!

  • Paula

    Queria fazer esta receita agora, mas não tenho a farinha com fermento… mantenho a mesma quantidade de trigo? E o fermento?
    Obrigada

  • Mariana

    Olá, se eu não usar farinha com fermento quanto de fermento devo colcar no final?

Previous post:

Next post: