Arroz branco x Arroz integral

Se você ainda não sabe exatamente qual é a diferença entre o arroz branco e o arroz integral, este post é para você. Aqui você vai compreender como eles podem ser tão diferentes em termos nutricionais, no sabor e no tempo de cozimento, mas não vamos nem falar de nada disso! O que você vai encontrar abaixo é uma explicação bem didática e nada complexa sobre as partes que formam o grão deste cereal (que é uma semente, caso não saiba ainda) e o processo pelo qual ele passa até chegar a ser aquele arroz branco que você conhece bem.

Então concentre-se na historinha:

Protegido com uma espécie de sobretudo, o arroz vem da colheita muito bem vestido.

Arroz com casca

Casca de arroz

Como acontece com qualquer um que chega “da rua” com um casacão pesado desses, a primeira coisa que acontece com o arroz é tê-lo retirado, mas, neste caso, é porque essa parte do grão (casca) precisa receber um tratamento diferente para poder ser consumida. Aí ele fica vestido só com um modelito básico marrom.

Essa roupa de baixo é fina e coladinha, como uma segunda pele, e também ajuda a carregar uma coisa muito importante: um embrião (o gérmen). Esse “acessório” que vai com o arroz por “debaixo do pano” é essencial para o grão como um todo, caso resolva se enraizar e virar uma nova planta. Por outro lado, seu corpitcho pelado e branco é uma reserva energética para o gérmen. Como você pode ver, eles formam uma grande parceria, um garante o outro.

A roupa fina que cobre a dupla é perfeita e fundamental para essa boa relação dos dois, porque ela carrega todos os nutrientes necessários para o embrião crescer, se for o caso.

Nesses trajes o arroz se sente muito, muito integral. Daí para frente, se estiver escrito nas estrelas que ele vai ser um arroz branco na vida, vai perder a vestimenta, despedir-se do gérmen e ficar daquele jeito que você já sabe: branco e pelado.

Arroz parcialmente polido

Arroz parcialmente polido

A verdade é que, depois de polido, ele passa a ser puro endosperma (esse é o nome da parte branca do arroz, que é a reserva energética) e vai desfilar pelas gôndolas dos supermercados dizendo que é um arroz beneficiado. O farelo que sai durante esse polimento é o farelo de arroz – simples assim.

Agora você deve estar entendendo melhor por que o arroz integral contém mais nutrientes do que o arroz branco e por que ambos têm aproximadamente a mesma quantidade de calorias. Ótimo, esse era o meu objetivo. Aí pela internet você vai encontrar informações nutricionais mais específicas de cada um, não vou me aprofundar nessa questão aqui. Como eu disse, só queria fazer você entender por que as diferenças acontecem.

Para não dizer que não falei nada sobre um e outro, aqui vai a “bio” dos arrozes (sim, o plural de arroz é “arrozes”):

Arroz brancoGrãos de arroz branco

Mais conhecido como: Arroz branco.

Estilo: gosta de ser branco e leve.

Sabor: suave e conhecido pela maioria das pessoas.

Textura da pele: delicada e macia.

Tamanho: pode ser encontrado curto, médio ou longo.

Tempo de preparo: 20 a 25 minutos, em média.

Arroz branco por arroz branco: “Sou refinado, gostoso e já ganhei vários prêmios ‘Top of Mind’ na categoria ‘tipo de arroz’. Quem fala mal de mim tem recalque porque não alcança meu sucesso ou porque não foi beneficiado como eu.”

 

Arroz integralGrãos de arroz integral

Mais conhecido como: Arroz integral.

Estilo: meio rústico, sempre na cor marrom-clara.

Sabor: mais marcante do que o arroz branco, lembra as nozes.

Textura da pele: mais resistente do que o arroz branco, também dito “crocante”.

Tamanho: pode ser encontrado curto, médio ou longo.

Tempo de preparo: demora mais ou menos o dobro do tempo que o arroz branco leva para cozinhar.

Arroz integral por arroz integral: “Posso parecer durão mas sou só um grão autêntico que tem esperança de um dia não precisarem mais falar de arroz branco para falar de mim. Justiça seja feita, deveria ser o contrário.”

Veja outros posts sobre arroz:

Como fazer arroz

Arroz de cenoura com ramas

Arroz arbóreo

Arroz piamontese, piamontesa, piemontese?…

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

Comments on this entry are closed.

  • Legal esse texto 🙂
    É importante falar que o Arroz integral é o que as pessoas deveriam comer, o arroz branco perde muito dos nutrientes necessários pro corpo, a combinação de arroz e feijão (e feijão é a parte mais importante é nutritiva) é uma ótima fonte nutricional, mas têm de ser com arroz integral! O branco não é suficiente para manter o organismo saudável se é isso que vc comeu todos os dias. E claro é importante também comer vegetais e carne para suprir todos os nutrientes, e uma fruta de sobremesa se puder! pois se você comer só arroz e feijão faltarão nutrientes que você precisa, como vitamina C.

  • tem muito mais explicação da diferença entre o arroz branco e o integral, se vocês olharem a informação nutricional de cada um verão muito bem as diferenças 😉