Arroz arbóreo

by Vanessa Nunes on 14/03/2012

in Dicas Gerais para as Compras

Post image for Arroz arbóreo
PinExt Arroz arbóreo

Enquanto isso, no supermercado:

- Que diabos de arroz é esse que você está procurando? Nunca ouvi falar nesse “arroz arbóreo“, não dá para fazer o risoto com “arroz normal” (agulinha)?

Vou explicar então o que é o arroz arbóreo e você me ajuda a responder a pergunta, combinado?

Para começar, “arroz arbóreo” é um tipo de arroz, entre vários outros existentes e que estão ficando mais conhecidos nos últimos anos. Um tradicional arroz italiano, de grão médio (entre 5 e 6 mm), que tem uma enorme capacidade de absorção. Para você ter uma idéia, ele pode absorver uma quantidade de líquido de até 3 vezes o seu volume. Já imaginou isso? Arroz baiacu!!! icon smile Arroz arbóreo

Com uma absorção dessas, tente responder àquela pergunta.

O arroz arbóreo não é só o mais indicado para o preparo de risotos, mas também para outras receitas que levam arroz e que ficariam perfeitas se os grãos pudessem “chupar” bastante do líquido gostoso em que são cozidos, para ficar bem saborosos.

Outra característica forte do cozimento do arroz arbóreo é que ele libera muito amido, fazendo com que o prato fique mais cremoso, com uma consistência ótima para risotos.

Ok, só falei de risoto até agora e esse tipo de arroz não se destina apenas a esse prato! Quer um exemplo bem diferente, para clarear sua mente? Arroz doce. Fica muito melhor com o arroz arbóreo do que com o “arroz comum” (esse que você come sempre).

O preço é mais alto do que o do arroz que consumimos normalmente (agulinha), mas dá muito bem para pagar sem sofrer. Vale a pena e, na minha opinião, é insubstituível naqueles tipos de receitas que falei.

No supermercado, fica junto com o arroz que você já conhece. Procure com calma que você acha! Já tem esse tipo de arroz disponível em diversas marcas, então é fácil encontrar em qualquer mercadinho (ok, nem tão pequeno assim).

Vou providenciar umas receitas com arroz arbóreo para você entender melhor sobre o cozimento dele. Por enquanto, basta você saber que ele absorve muito líquido e que o ideal é que ele fique “al dente“. Não deixe passar desse ponto, senão vai ficar “empapado”.

Siga a receita que for fazer bem direitinho, enquanto não aprende a cozinhar esse tipo de arroz por conta própria! (Nem vem depois falar que o arroz grudou, a culpa terá sido sua! Eu avisei.) icon razz Arroz arbóreo

PinExt Arroz arbóreo
Curtiu muito? Compartilhe aqui:
  • facebook Arroz arbóreo
    Facebook
  • twitter Arroz arbóreo
    Twitter
  • googlebuzz Arroz arbóreo
    Google Buzz
  • printfriendly Arroz arbóreo
    Print

Você também deve gostar disto:

Previous post:

Next post: