Como comprar alho

Sempre me intrigou a forma como os adultos se comportavam na banca do alho. Pareciam roedores, soltando as cascas rapidinho feito loucos. De repente tinha um monte de cascas voando direto para o chão.

Não entendia aquilo, seria por que queriam tirar a casca para o alho ficar mais leve na balança? Se não fosse por isso, qual seria a razão?

Sinceramente, fui entender isso recentemente. E você? Sabe por que as pessoas fazem isso?

O bulbo do alho fica super bem vestido em uma túnica, assim como cada bulbilho, individualmente.

Oi? Tradução?

Ok.

A cabeça de alho fica super bem vestida em várias camadas de folhas secas, assim como cada dente de alho, individualmente.

Agora foi?

Mais ou menos?

Os dentes de alho formam a cabeça de alho…

Opa! Pára tudo!

Tá aí mais uma coisa que eu sempre me perguntei: a cabeça do alho só tem dente??????

É… Basicamente sim.

Voltando…

Sabe o alho que você descasca? Então. Eles são os dentes e são todos “encapadinhos” com folhas. Juntos, formam a cabeça de alho, que também é toda “encapada” por folhas secas. Olha que maravilha da natureza, minha gente! Vem um pacote fechado com embalagens individuais, não é o máximo?

Por que as pessoas tiram as folhas da cabeça do alho no mercado (finalmente!!)??

Simplesmente para abrir a cabeça e ver a situação dos dentes! Não interessa dente careado (com a polpa aparente), dente preto ou verde (mofado), dente caquinho (murcho), dente nascendo (com brotinho) e nem alho banguela (faltando dente). Apesar de que muita gente compra alho banguela e realmente não tem nenhum problema nisso.

(Por favor, não chegue no supermercado usando esses adjetivos aí de cima porque eu estou brincando!!! Leve a sério só o que escrevi entre parêntesis!!! É, é sempre bom lembrar.)

Alho com muita casca

Cabeças de alho envolvida por muitas folhas.

Cabeças de alho descascadas

Cabeças de alho já descascadas.

Dentes de alho brotando

Dentes de alho com brotinhos!

Já vi também umas pessoas que acham que os dentes alho precisam estar bem roxinhos para estarem bons. Não tem nada disso.

Existem variações de coloração da casca dos dentes do alho e por isso eles são divididos assim: “alho branco” (dente branquinho) e “alho roxo” (dentes com qualquer coloração, basta não ser branco). Nenhum deles é ruim, apenas são diferentes!

Alho branco e alho roxo

Alho branco e alho roxo, os dois são bons!

Quanto à quantidade, forma e tamanho dos dentes que compõem uma cabeça, não há nenhuma regra. A única coisa que pode ser útil é escolher aqueles que têm os dentes maiores, mais ou menos do mesmo tamanho ou que pelo menos não tenha vários dentinhos, porque os pequenos são mais difíceis de descascar. Fora isso, nada mais!

Então, vamos lá, recapitulando:

Aproxime-se da banca e escolha o tipo de pessoa que você quer parecer para as crianças que estão observando, aquela que escolhe entre as cabeças de alho que já foram descascadas por adultos estranhos com muita agilidade nas mãos (repare nelas!) ou um descascador de alhos.

Escolha cabeças sem dentes pequenininhos, mas pode estar faltando um aqui e outro ali. A cor também não importa, só se for cor de mofo! Alho mofado não rola. Veja se os dentes estão todos com casca e sem marcas estranhas. Também não podem estar murchos ou com brotos nascendo.

Eu escolho numa boa sem descascar, especialmente se a cabeça do alho estiver com poucas folhas, com o formato dos dentes bem aparentes. Esse é o estilo “sou sinistra”.

Alho com pouca casca

Com poucas folhas assim fica fácil escolher, né?

Também tem a opção “sou uma pessoa muito prática” em quase todos os mercados, caso prefira comprar os dentes de alho descascados ou moídos.

Sinceramente? Eu dou uma de prática  (na minha casa tem alho de tudo quanto é jeito: com casca, sem casca, moído, em lâminas, frito…) mas o sabor do alho fresquinho, descascado na hora é diferente. Muito melhor.

Chegando em casa, conserve seu alho em local escuro, fresco e seco. Eu tenho um potinho lindo que eu amo de paixão!

Para finalizar, aproveite e leia o post que será útil na hora de tirar o cheiro de alho das mãos.

Então tá, vai lá comprar seu alho!

Mostre isso pro mundo:

Quem escreve

Criei este blog em 2007 como quem não quer nada e ele se tornou a melhor coisa que já fiz na vida! Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre culinária, conto minhas histórias e ajudo quem precisa das primeiras lições na cozinha.

Comments on this entry are closed.

  • chirs

    alho negro é um alimento naturalmente fermentado com cheiro doce, amplamente utilizada como ingrediente de cozinha única
    somos especializados em produtos de alho negro com três patentes desde 2007

  • Rafael

    Dica: se tentar comprar 2 dentes de alho a moça deixa passar na faixa com o resto da compra, lol.

Anterior:

Próximo: