Açúcar mascavo x Açúcar refinado

by Vanessa Nunes

in Dicas Gerais para as Compras

Post image for Açúcar mascavo x Açúcar refinado
PinExt Açúcar mascavo x Açúcar refinado

Gosto do sabor do açúcar mascavo e sempre ouvi que ele é mais saudável do que o açúcar refinado. Mas cá cum nóis, por que ele seria melhor do que o açúcar refinado? Ou por que o açúcar refinado seria pior?

Quando o açúcar é refinado (resumindo muito o processo), um líquido xaroposo é extraído dele – o melado. O açúcar vai ficando cada vez mais limpo e mais puro até virar sacarose pura (o açúcar refinado branquinho, como você conhece!).

O açúcar mascavo tem resíduos de melado, ou seja, é extraído antes que o açúcar fique branquinho. Inclusive é possível encontrar açúcar mascavo que foi feito da forma inversa: pega-se o açúcar refinado e borrifa melado para ele virar açúcar mascavo de novo.

Agora que você já sabe que o açúcar mascavo “tem o mesmo açúcar” que você come quando usa o açúcar refinado, o que me diz?

Algum deles é mais ou menos saudável para você?

PinExt Açúcar mascavo x Açúcar refinado
Curtiu muito? Compartilhe aqui:
  • facebook Açúcar mascavo x Açúcar refinado
    Facebook
  • twitter Açúcar mascavo x Açúcar refinado
    Twitter
  • googlebuzz Açúcar mascavo x Açúcar refinado
    Google Buzz
  • printfriendly Açúcar mascavo x Açúcar refinado
    Print

Você também deve gostar disto:

  • VITOR

    PRA QUEM NÃO SABE O QUE ESTÁ FALANDO É ÓTIMO

  • yasmine

    seria interessante adicionar na conta entre os benefícios de cada tipo de açúcar não só quando se ENGORDA com cada um deles, pois existem outras diferenças que são muito relevantes e que deveriam ser levadas em conta, especialmente em se pensando na cozinha como forma de promover uma alimentação saudável. Investigue também sobre as quantidades de sais minerais e vitaminas provenientes em cada um dos açucares: acredito que seu post ficaria bem mais completo.

  • Olavo

    Estou comecando a buscar informacoes a esse respeito. (Acucar refinado x acucar maskavo)
    De todos os sites que li, esse me parece ter tido a informacao mais superficial, talvez por voce ter resumido tanto, sobre o assunto.
    Sugiro uma busca mais profunda sobre o assunto, inclusive a nivel processo de fabricacao, composicao quimica e valor nutricional dos dois tipos de acucar.
    Gostaria de ter acesso a algum documentario sobre esse tema. Se voce tiver alguma indicacao, poderia mandar por favor para meu e-mail?!
    Vamos que vamos, na busca do melhor para o nosso corpo!

  • Eliane Cristina Boechat Soares

    gostaria de saber qual a proporção do açúcar mascavo em q devo utilizar parafazer umbolo comum e se for a mesma proporção posso substituir o açúcar refinado pelo mascavo em qq receita doce?
    Desde já agradeço a atenção eaguardo uma resposta

  • Raitz

    Vejamos… aula de química industrial… processos para cana de açúcar… lembrado… ok. rs.

    O açúcar refinado, como dito, é sacarose pura ou, sendo extremista, é 100% sacarose.

    O tipo mascavo é (um tanto) menos que 100% de açúcar, ou seja, não é puro carboidrato, tem outras substâncias ainda.

    Quando a questão é saúde, aí vai de cada um, e os médicos (eu não sou um) que se resolvam. Fato é que, ao comer 50 g de açúcar refinado, você ingere os 50 g de açúcar; se for 50 g de mascavo, você ingere uma quantidade menor que 50 g de carboidratos mais alguns minerais advindos da cana e umas “sujeirinhas” que nem todo processo industrial é de ferro.

    PS: “sujeirinhas” que não fazem mal, claro. rs.

  • Mariana

    Oi!!! Adoro seu blog! Fico sempre de olho nas dicas!
    E sobre açúcar eu acho super interessante explicar as diferenças porque muitas vezes as pessoas não tem nem idéia de qual tipo seja melhor ou pior para cozinhar e para a saúde também.
    Eu já escrevi sobre isso no meu blog também: http://marianapinheironutricionista.blogspot.com/2011/12/diferentes-tipos-de-adocantes-e.html

Previous post:

Next post: